Este é o terceiro artigo no qual tratamos sobre o tema da formação no campo das ONGs e das organizações do Terceiro Setor.
Um pressuposto da Formação
Um pressuposto importante para a construção de uma proposta de formação no campo das ONGs e do Terceiro Setor diz respeito às dimensões que podem ser priorizadas ou privilegiadas no trabalho formativo. Essas dimensões podem nos ajudar a definir os objetivos, as estratégias, a estrutura, as temáticas do processo de formação.
Dimensão 1: Sociopolítica-cultural
Nesta dimensão seriam organizadas as temáticas e as atividades formativas relacionadas à “instrumentalização” das pessoas, organizações, movimentos sociais e comunidades em relação à compreensão e leitura crítica permanente da realidade social, política, econômica, cultural e simbólica em seus diferentes níveis: local, regional, nacional, em nível de América Latina e global, a partir do conhecimento e utilização das ferramentas de análise da realidade de cunho histórico, sociológico, antropológico e geográfico; questões territoriais.
Dimensão2: Institucional
Aqui entrariam todas as temáticas relativas ao projeto, à estrutura e identidade institucional da organização: missão, valores, visão, normas e procedimentos, documentos, etc.
Dimensão 3: Metodológica e Pedagógica
Esta dimensão abarcaria todas as temáticas relativas à ação pedagógica e metodológica: modelos de intervenção social; tendência do trabalho político-pedagógica; instrumentos, recursos e tecnologias para o trabalho pedagógico; os processos de ensino e aprendizagem nas comunidades, junto ao público alvo e nas organizações.
Dimensão 4: Gestão e Tecnologias de Comunicação e Informação
Esta dimensão incorporaria todas as questões temáticas referentes ao processo de gestão de pessoas, recursos e gestão do trabalho, bem como as questões relativas aos marcos legais e aos processos de PMAS (planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização das ações e experiências) e a utilização das tecnologias de comunicação e informação. Brevemente, apresentaremos um post sobre o tema PMAS, bastante útil e que se constitui um desafio para muitas organizações do campo formal e não-formal.
Dimensão 5: Espiritualidade
Nesta dimensão estariam reunidas as temáticas e as atividades relativas à espiritualidade (pare além de pertencimento a uma religião): formação humana, afetiva e espiritual para fundamentar o compromisso sociopolítico; tratam-se de reflexões, vivências e aprofundamento da mística pessoal e coletiva dentro das organizações.
A definição ou priorização dessas dimensões depende do tipo de organização, de sua história, trajetória, missão, identidade e objetivos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Três dicas para se tornar um excelente professor on-line! O ensino à distância (EaD) é uma escolha popular para muitos estudantes uni...
-
No trabalho social e educativo é comum as pessoas se referirem as suas atividades chamando-as de práxis. Qual a diferença entre práxis e ati...
-
Queridos leitores e queridas leitoras desse Blog, nesse post de hoje quero compartilhar com vocês um tipo de pobreza que está se alastrando ...
-
Em um de nossos artigos, falamos da crise ecológica como uma crise integrante de uma crise maior: a crise civilizacional . Comentamos qu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário